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 [Soule Royal] Explicação do Jogo (Silencioso - FHS)

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AutorMensagem
Ana Catarina de Monforte
Condessa de Ourém
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Mensagens : 517
Data de inscrição : 16/02/2011
Localização : Condado de Ourém

MensagemAssunto: [Soule Royal] Explicação do Jogo (Silencioso - FHS)   Qui Maio 19, 2011 5:08 pm

Bueno, voy a explicar las reglas a mi manera:

El terreno de juego es parecido a un campo de fútbol que consta de 7 casillas (verticales) con 2 porterías, y con 2 equipos.

Cada equipo consta de 11 jugadores (incluyendo o no al Capitán de cada equipo). También existe un árbitro, que no juega en ninguno de los 2 equipos.



Como ven, cada casilla tiene un número. Al inicio del partido, la pelota se encuentra en la casilla 0 (la casilla central). Esta casilla es el centro del campo.

Antes del partido, el capitán de cada equipo debe enviarle al árbitro, por MP, por Correo, e-mail, o MSN, las posiciones de los jugadores de su equipo. Éstas posiciones son una serie de números correspondiente a la posición inicial de los jugadores en el mismo sitio en su campo.

La 1ª cifra corresponde a la posición del jugador N°1, la 2ª cifra corresponde a N°2, etc..
Un 1 significa que el jugador se posiciona a 1 casilla de la casilla central.
Un 2 significa que el jugador se posiciona a 2 casillas de la casilla central.
Un 3 significa que el jugador se posiciona a 3 casillas de la casilla central.

Deben escoger entre la casilla 1, 2, ó 3 para posicionarse antes del partido. No pueden posicionarse en la casilla central.

Ejemplo:

Argonne : 1 1 2 1 1 2 2 1 1 2 2
Lisieux : 1 1 1 2 2 3 3 2 2 1 1



El objetivo de cada jugador (y del equipo) es llevar la pelota a la casilla 3 del campo enemigo. Cuando lo hagan, habrán ganado el partido.
--------------------------------------------------------------------------------

¿Cómo se juega?

Cada jugador de cada equipo lleva un número para poder identificarlos fácilmente. En un equipo de Soule durante el partido, sus jugadores se identifican por números. Está el jugador Nº1, el Nº2, el Nº3, el Nº4, etcétera hasta llegar al último jugador, el Nº11.

Una vez posicionados los jugadores, tendrán los siguientes movimientos:
  • (+) = Avanzar
  • (-) = Retroceder
  • (0) = No hacer nada
  • (nº jugador enemigo) = Golpear al jugador enemigo que lleve dicho número.


Cuando hayan escogido sus movimientos, los jugadores deben enviárselos al Capitán de su equipo correspondiente. El Capitán, a su vez, se lo enviará al Árbitro.
-------------------------------------------------------------------------------

¿Cómo funciona?

Antes de nada, el Árbitro decide qué equipo tiene la iniciativa. ¿Y qué es tener la iniciativa? Que un equipo tenga la iniciativa, significa que ese equipo empezará a jugar primero.

Los jugadores Nº1 comienzan sus movientos primero. Después mueven los jugadores Nº2, y así hasta llegar a los últimos jugadores que mueven, los Nº11

En un partido de el equipo Rojo VS equipo Azul, Si el equipo Rojo tiene la iniciativa, entonces las rondas y los movimientos serán así:
Citação :
1ª Ronda

Nº1
Nº1
Nº2
Nº2
Nº3
Nº3
Nº4
Nº4
Nº5
Nº5
Etc... hasta llegar al Nº11

2ª Ronda (aquí empieza a mover el equipo Azul, puesto que en la ronda anterior empezaron el equipo Rojo)

Nº1
Nº1
Nº2
Nº2
Nº3
Nº3
Nº4
Nº4
Nº5
Nº5
Etc... hasta llegar al Nº11

La 3ª Ronda es igual a la 1ª, y la 4ª Ronda es igual a la 2ª.

Si el Árbitro decide que el equipo Azul tiene inciativa, entonces será el equipo Azul quien empieze a mover primero en la 1ª Ronda, luego será el equipo Rojo quien empieze a mover en la 2ª Ronda, etc...
----------------------------------------------------------------------------------------------

Tiempo y duración del partido

Lo normal es que cada ronda sea cada 24 horas, pero cito de las reglas oficiales:
Citação :
L'arbitre définit l'heure de jeu, c'est à dire l'heure avant laquelle les capitaines doivent avoir envoyé les actions de leurs joueurs.
C'est également l'heure à laquelle la situation du match sera actualisée.
Un tour (durée entre deux actualisations) dure un jour. Un match ne dure pas au-delà de 7 jours (+ initiale). Par exemple, initiale le dimanche, 7ème et dernier tour le dimanche suivant.(sauf dans le cas des matchs à élimination directe, où là on joue jusqu'au but.)

Citação :
El Árbitro decide la hora de juego, es decir, la hora antes de la cual los capitanes deben haber enviado las acciones de sus jugadores.
También es la hora a la cual la situación del partido será actualizada.
Una ronda (durada entre dos actualizaciones) dura un día. Un partido no dura más allá de 7 días (+ posición inicial). Por ejemplo, si el partido empezó el domingo (donde se posicionaron los jugadores), la ronda 7a y última será el domingo siguiente. (Salvo en el caso de los partidos de eliminación directa, donde allí se juega hasta el fin.)

--------------------------------------------------------------------------------------------

¿Cómo mover la pelotita?

Para mover la pelota, un jugador debe estar una casilla detrás de donde está la pelota y avanzar. Pongamos un un ejemplo:



Aquí vemos al jugador Nº3 1 casilla detrás de la pelota y su acción ha sido avanzar (+). El resultado es el siguiente:



Esta es la única manera de mover la pelota. Si un jugador se encuentra en la misma casilla donde está la pelota, la pelota NO se moverá. La pelota sólo se mueve cuando los jugadores avanzan, nunca cuando retroceden.
-------------------------------------------------------------------------------------

La vida de los jugadores

Cada jugador tiene 4 PP (Puntos de Salud) durante todo el partido. Cuando un jugador recibe el golpe de un enemigo, se le resta 1 PP. Cada golpe es igual a 1 PP.

Cuando un jugador recibe 4 golpes, llegará a 0 PP y no podrá seguir jugando.

Regla ya obsoleta

Citação :
Pero, ¡no se preocupen! Los jugadores recuperan PP cada ciertos días. Cito de las reglas oficiales del Soule:
Citação :
Un jugador de Soule herido que tiene más de 0 PP, gana 1 PP cada 2 días.
Si se tiene menos de 0 PP (puede ser que 5 jugadores le golpeen a la vez), es cada 4 días cuando gana 1 PP, y cuando se llega a 0 PP, ponemos 3 días para llegar a un 1 PP.
Todo esto a partir de la ronda donde se es herido /puesto KO/, evidentemente. (Si esta ronda es la 1ª, ganamos 1 PP en la ronda 3ª, 4ª, o 5ª según el número de PP que teníamos en la ronda 1ª).
Esta regla es facultativa.

¿Cómo golpear al enemigo?

Para golpear a un jugador enemigo, hace falta que el jugador que realize el golpe y el jugador que se lleve el golpe estén en la misma casilla.



En este caso, 5 jugadores del equipo Azul golpean al Nº10, dejandole con -1 PP.

Pero ¡cuidado! Puede ser que el enemigo se "escape" de nuestro golpe... Me explico:

El Nº9 quiere golpear al Nº5. Ambos jugadores están en la misma casilla. El Nº5 actua antes que el Nº9 tenga o no tenga iniciativa. Si el Nº5 avanza o retrocede, se saldrá de la casilla donde está el Nº9, y así el Nº5 se escapará del golpe.

Esto NO es una traducción oficial. Aquí están las reglas oficiales en francés:

http://soulenormande.forumactif.com/regles-de-la-soule-royale-questions-et-suggestions-f1/regles-officielles-de-la-soule-royale-t2.htm

_________________
Ana Catarina de Monforte


Última edição por Ana Catarina de Monforte em Seg Maio 30, 2011 12:31 am, editado 1 vez(es)
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Tawel



Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/05/2011

MensagemAssunto: Re: [Soule Royal] Explicação do Jogo (Silencioso - FHS)   Sab Maio 28, 2011 10:44 pm

Informações da Tradução:
    Título: Explicação do Jogo, por Silencioso
    Tradutor: Tawel
    Língua original: Espanhol


Tawel escreveu:
Bom, vou explicar as regras à minha maneira:

O terreno de jogo é parecido com um campo de futebol, dividido em sete zonas (verticais) com duas balizas nos extremos (zonas 3), e com duas equipas…



Cada equipa é constituída por 11 jogadores (incluindo ou não o Capitão de cada equipa). Também existe um árbitro, que não joga em nenhuma das duas equipas.

Como se pode ver, cada zona tem um número. Ao início da partida, a soule encontra-se na zona 0 (zona central). Esta zona representa o centro do campo.

Antes do início da partida, o capitão de cada equipa deve enviar ao árbitro, por PM, correio, email, ou MSN, as posições iniciais dos jogadores da sua equipa. Estas posições são representadas por uma série de números (um para cada um dos onze jogadores) e identificam a zona, da sua metade do campo, onde cada jogador inicia a partida.

O primeiro número corresponde à posição do jogador nº1, o segundo número à posição do jogador nº2 e assim sucessivamente até ao 11º jogador.

Um 1 significa que o jogador se posicionou na zona adjacente à zona central.
Um 2 significa que o jogador se posicionou a uma distância de 2 zonas da zona central.
Um 3 significa que o jogador se posicionou a uma distância de 3 zonas da zona central (zona de golo).

Os jogadores devem localizar-se nas zonas 1, 2 ou 3. Não podem iniciar o jogo na zona central.

Exemplo:

Argonne : 1 1 2 1 1 2 2 1 1 2 2
Lisieux : 1 1 1 2 2 3 3 2 2 1 1



O objectivo de cada jogador (e da equipa) é levar a soule até à zona 3 do campo adversário. Quando isso acontecer, termina o jogo.

-------------------------------------------------------------------------------

Como se joga?

Cada jogador de cada equipa leva um número, para serem facilmente identificados. Durante uma partida de Soule, os jogadores de ambas as equipas são identificados pelos seus números, de 1 a 11.

Uma vez posicionados, os jogadores podem efectuar os seguintes movimentos:


• (+) = Avançar
• (-) = Recuar
• (0) = Não mover
• (nº jogador adversário) = Atacar o jogador adversário com o número indicado.

Quando completos os movimentos, a lista deve ser enviada ao Capitão de equipa, que o enviará ao árbitro.

-------------------------------------------------------------------------------

Como funciona?

Primeiro que nada, o árbitro decide qual a equipa que tem a iniciativa. E o que significa ter a iniciativa? Significa que esta equipa será a primeira a iniciar a jogada.

O primeiro jogador a mover-se é o jogador nº1 da equipa com iniciativa, seguido do jogador nº1 da outra equipa. Em seguida, movem-se os jogadores nº2, pela mesma ordem, e assim sucessivamente até aos jogadores nº11.
Num jogo entre a equipa vermelha e a equipa azul, se a equipa vermelha tem a iniciativa, então as rondas e movimentos ocorrerão assim:

Primeira Ronda

Nº1
Nº1
Nº2
Nº2
Nº3
Nº3
Nº4
Nº4
Nº5
Nº5
Etc... até ao Nº11

Segunda Ronda (aqui a iniciativa é atribuída à equipa azul, visto que pertenceu à vermelha no turno anterior.)

Nº1
Nº1
Nº2
Nº2
Nº3
Nº3
Nº4
Nº4
Nº5
Nº5
Etc... até chegar ao Nº11

A ordem de jogadas na terceira ronda é igual à da primeira, e a da quarta igual à da segunda.

Se o árbitro decide que será a equipa azul a ter a iniciativa, então será a equipa azul qque começará a mover-se primeiro na primeira ronda, e em todas as rondas ímpares, enquanto a equipa vermelha iniciará nas rondas pares.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Tempo e duração do jogo

O normal é que cada ronda demore 24 horas a ser jogada, mas citando as regras oficiais:

Citação :

L'arbitre définit l'heure de jeu, c'est à dire l'heure avant laquelle les capitaines doivent avoir envoyé les actions de leurs joueurs.
C'est également l'heure à laquelle la situation du match sera actualisée.
Un tour (durée entre deux actualisations) dure un jour. Un match ne dure pas au-delà de 7 jours (+ initiale). Par exemple, initiale le dimanche, 7ème et dernier tour le dimanche suivant.(sauf dans le cas des matchs à élimination directe, où là on joue jusqu'au but.)


Citação :

O árbitro define a hora de jogo, ou seja, a hora antes da qual os capitães devem ter enviado as acções dos seus jogadores. É igualmente a hora à qual será actualizada a situação do jogo.
Um turno (período de tempo entre duas actualizações) dura um dia. Um jogo não dura mais de 7 dias (+ o dia inicial). Por exemplo, início ao domingo, o sétimo e último dia será o domingo seguinte. Salvo em caso de jogos com eliminação directa, em que se joga até ao final.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Como mover a soule

Para mover a soule, um jogador deve encontrar-se na zona atrás daquela onde se encontra a soule e avançar. Por exemplo:



Aquí vemos o jogador nº3 se encontra na zona atrás da bola, e a sua acção foi avançar (+). O resultado é o seguinte:



Esta é a única maneira de mover a soule. Se um jogador se encontra na mesma zona onde se encontra a bola, a bola NÃO se moverá. A soule só se move quando os jogadores avançam, nunca quando recuam.


-------------------------------------------------------------------------------------

A vida dos jogadores

Cada jogador tem 4PP (Pontos de saúde) durante todo o jogo. Quando um jogador recebe uma agressão de um adversário, perde 1PP. Cada agressão representa a perda de 1PP. Quando um jogador recebe 4 agressões, atinge 0PP, e não pode continuar a jogar.


Regra já obsoleta
Citação :

Mas não se preocupem! Os jogadores recuperam PP cada certos dias. Citando as regras oficiais do Soule:
Citação :

Um jogador de Soule ferido que tem mais de 0PP, recupera 1PP a cada 2 dias.
Se tem menos de 0PP (pode ter sido agredido por cinco jogadores no mesmo turno), ganha 1PP a cada quatro dias até atingir 0PP, e a partir daí demora três dias para chegar a 1PP.
Toda esta recuperação inicia-se na ronda em que o jogador foi ferido/posto KO, evidentemente. Se esta ronda é a primeira, ganha-se 1PP na terceira, quarta ou quinta ronda, consoante o número de PP que tinha na primeira ronda.
Esta regra é facultativa.

Como agredir o adversário?

Para agredir um jogador adversário, o jogador que realiza esse movimento e o jogador agredido têm que se encontrar na mesma zona do campo.



No exemplo, 5 jogadores da equipa azul atacaram o jogador Nº10 vermelho, deixando-o com -1PP.

Mas cuidado, pode o adversário “escapar-se” do ataque… Eu explico:
o jogador Nº9 quer atacar o jogador Nº5. Ambos os jogadores se encontram na mesma zona. O jogador Nº5 actua antes que o Nº9, tenha ou não iniciativa. Se o Nº5 avança ou recua, sairá da zona onde se encontra o Nº9, e assim o Nº5 escapar-se-á ao ataque.

Esta explicação NÃO é uma tradução oficial. As regras oficiais em francês podem ser encontradas aqui:

http://soulenormande.forumactif.com/regles-de-la-soule-royale-questions-et-suggestions-f1/regles-officielles-de-la-soule-royale-t2.htm
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